Correio Popular Notícia






DER conclui 50% do aterro no Anel Viário

Data da notícia: 09/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120309e.jpg[/IMG] (Da Redação) Depois de anos de reivindicação popular, o Anel Viário de Ji-Paraná finalmente está deixando de ser um sonho. No último dia 23, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes) deu início ao aterro nas cabeceiras da ponte sobre o rio Machado, no Primeiro Distrito. No início de fevereiro, o governador Confúcio Moura assumiu o compromisso de que o governo executaria a obra. Cerca de 20 dias depois, o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, anunciou o início dos trabalhos.
Na última quarta-feira (7), o diretor executivo do Departamento, Rodrigo Viana, acompanhou os trabalhos e disse que a primeira etapa do aterro está sendo finalizada. ?Estamos encerrando o aterro numa das cabeceiras da ponte, e antes do dia 12 daremos início no aterro da outra cabeceira, no Segundo Distrito?, explica Viana. ?Para se ter uma dimensão da obra, nesta etapa já foram descarregadas mais de cinco mil caçambas para fazer o aterro na cabeceira da ponte, o que corresponde a mais de 60 mil metros cúbicos de terra?, ressalta o diretor executivo.
Quem executa a obra é a equipe Corujão, pertencente ao Departamento de Estradas de Rondônia, que trabalha em dois turnos, sete dias por semana e executa serviços de recuperação de vias em todo o Estado. No Anel Viário de Ji-Paraná, estão sendo utilizados dez caminhões basculantes (caçambas), cinco rolos compactadores, três motoniveladoras (patrol), duas escavadeiras hidráulicas (PC), além de caminhões e carros de apoio.
De acordo com Mosquini, o governo investe cerca de R$ 1 milhão na obra. Recursos destinados a aterros nas duas cabeceiras da ponte sobre o rio Machado, para a abertura das laterais, patrolamento e encascalhamento em toda sua extensão, de 13 quilômetros, de acordo com os parâmetros do Projeto Estradão.

DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO - Fruto do empenho pessoal do governador Confúcio Moura e do diretor-geral do DER, Lucio Mosquini, o trabalho que está sendo executado no Anel Viário de Ji-Paraná foi autorizado pelo governo federal que ainda não sinalizou o início da pavimentação dos 13 quilômetros que compõem o desvio da BR-364 em seu trecho urbano no município.
Ciente da importância deste empreendimento, governador justifica a necessidade da obra ao explicar que, ?o primeiro impacto será no trânsito no trecho urbano da BR-364, aliviando a pressão em horários de pico e facilitando também para os caminhoneiros que não terão de passar pelos semáforos nem se preocupar com a dinâmica de transporte da cidade?.
Mosquini ressalta que ?praticamente tudo o que entra e sai de Ji-Paraná é por rodovia, dessa forma, o Anel Viário é de extrema importância para o desenvolvimento local e a integração regional e estadual, até porque ali é um entroncamento vital no sistema viário de Rondônia?.
Ji-Paraná é o segundo maior município do Estado em população e produção econômica, perdendo somente para a capital. Ele se encontra na porção central do estado, liderando toda a região. De acordo com o censo demográfico de 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é próxima dos 120 mil habitantes produzindo uma riqueza econômica de cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1410 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.